A importância de praticar atividades físicas e a necessidade de ter um profissional adequado e credenciado para sua orientação.

Olá pessoal!!

No texto de abertura do Blog, vamos falar um pouco sobre a importância de praticar atividades físicas e a necessidade de ter um profissional adequado e credenciado para sua orientação.

Ao longo de nossas vidas sempre estamos praticando alguma atividade física e, muitas vezes, não nos damos conta. A atividade física é quando qualquer indivíduo está em movimento por determinado tempo obtendo um gasto energético. Mas nem todas as atividades físicas podem ser consideradas como “exercícios físicos”.

Vamos compreender a diferença?

Um exemplo de atividade física do dia-a-dia: varrer a casa, lavar a louça, passar o paninho no chão. Atividades corriqueiras, que estamos aptos a executar com o mínimo de esforço possível.

Já exercício físico é aquele exercício pautado em um planejamento e observado por um profissional habilitado para a atividade, ao qual a pessoa tem um objetivo especifico, como por exemplo: uma corrida, a musculação, treinamento funcional e assim por diante.

Seja para fins de estética ou de saúde, a atividade física esteve e sempre estará presente em nossas vidas. O que muitos não entendem é a importância do acompanhamento de um profissional qualificado para isso. De forma geral, as pessoas – especialmente jovens – tem se importando muito mais com a saúde e buscado ainda mais a prática de exercícios físicos, aumentando o número de pessoas que vem realizando atividades sem o acompanhamento. E é ai que mora o perigo.

Seja para qualquer objetivo: melhorar a saúde, condicionamento físico, estética, emagrecimento, hipertrofia….não importa: é  necessário o acompanhamento de um profissional. Um profissional tende a auxiliar em diversas atividades, calculando melhor seu desempenho, contribuindo para a melhora dos resultados e performance. Além disto, ele te indicará qual a melhor atividade para atingir seus objetivos e evitará que o corpo sofra impactos ou lesões por exercícios que estejam sendo executados de forma errada.

Porém o mais importante é nunca deixar de praticar atividades físicas. Elas nos ajudam a prevenir doenças, fortalecer articulações e melhora a autoestima. Além de proporcionar resultados expressivos para fins de estética.

Então pessoal não deixem de praticar! Seja uma caminhada no final do dia, seja um super aula de Crossfit. Com muito ou pouco impacto. Com muito ou pouco gasto calórico. O que importa é manter-se em movimento, sempre orientado por um bom profissional.

Ah, e como profissional de Educação Física, posso citar algumas dicas valiosas:

– Ao invés de ir de carro, vá caminhando ou de bike.

– Se for de ônibus, salte um ponto ante e aproveite o caminho.

– Vá de escada e deixe o elevador de lado.

– Caminhe mais, seja com parceiros ou com seu cachorro. (Além de uma boa conversa, você pode também ajudar seu animalzinho de estimação).

– Quando for limpar a casa. Limpe mesmo, se joga! Coloque a música mais alta e varra bem a casa, agache mesmo para passar o pano, lave com força a calçada.

– Vai fazer musculação? Procure um academia com profissionais qualificados e que possam te orientar.

– Beba muita água.

– Controle os excessos na alimentação.

E, enfim : MEXA-SE!

Derik Battisti

Educador físico e personal